Os fervedouros do Jalapão são, sem dúvida, as maiores atrações do parque. Além da beleza incrível, as nascentes de águas claras e transparentes impedem que você afunda, mesmo que se esforce, e isso já é motivo suficiente para arrancar gargalhadas dos visitantes. Mas você sabe por que isso acontece?

Os fervedouros são nascentes de rios subterrâneos. Águas brotam nas areias claras a todo momento, resultando no fenômeno chamado de ressurgência. Esse fenômeno impossibilita que qualquer pessoa afunde, pois, a pressão da água empurra o corpo de volta para a superfície. Experiência incrível!

Existem vários fervedouros no Jalapão, mas apenas alguns estão abertos para visitação. A maioria desses fervedouros ficam em Mateiros, com exceção apenas do Alecrim e Bela Vista, que estão localizados no município de São Félix do Tocantins. Nós da Safári Dourado selecionamos sete fervedouros para você conhecer e se encantar. Veja:

Fervedouro Buritis

Cercado por palmeiras de buritis, o Fervedouro Buritis tem capacidade máxima de 10 pessoas e encanta os turistas pela cor extremamente transparente. Suas águas variam entre verde e azul, dependendo do sol, e são ideais para tirar fotos subaquáticas.

Fervedouro Rio Sono

O Fervedouro Rio Sono é tranquilo e tem várias nascentes fortes que fazem os aventureiros flutuarem muito. Apesar da água ser mais fria, o sol quente ajuda a equilibrar. Não tem trilha para chegar, o acesso a pé é fácil, tem boa infraestrutura com restaurante próximo e possui capacidade para seis pessoas.

Fervedouro do Ceiça

Esse fervedouro tem história. Ele foi o primeiro a ser difundido para as pessoas e é um dos mais famosos do Jalapão. Com acesso fácil e sem trilha para chegar, o Fervedouro de Ceiça fica em uma propriedade particular, tem águas cristalinas, cercado por bananeiras verdes e possui uma nascente principal, que deixa a intensidade da pressão muito alta. É permitido entrar seis pessoas por vez e tem tempo máximo de permanência de 15 minutos, podendo diminuir para 10, caso haja fila.

Fervedouro Encontro dos Rios

O Fervedouro Encontro dos Rios é um dos mais fortes do Jalapão, o carro chega próximo à atração e o acesso é bem fácil. Justamente por ter alta pressão, ele é o fervedouro perfeito para quem quer aproveitar muito esse fenômeno que impede de afundar. O fervedouro tem capacidade para quatro pessoas e fica perto do Rio Sono e o Rio Formiga. O nome vem desse encontro que fica a dois minutos do fervedouro.

Fervedouro Buritizinho

O Fervedouro Buritizinho é pequeno, tem capacidade para seis pessoas por vez, mas o tamanho não se aplica à beleza. Ele tem água muito azul e bananeiras incríveis ao seu redor que deixam o ambiente muito mais bonito.  A nascente do fervedouro é mais profunda. Por isso, não é possível sentir a sensação de flutuação intensa como nos outros. Assim como os demais, o acesso ao fervedouro é bem fácil. Da “recepção” até a atração são, aproximadamente, 300 metros.

Fervedouro Bela Vista

O Fervedouro Bela Vista é considerado o dos mais bonitos do Jalapão. E não é para menos! Ele tem uma água incrivelmente azul e transparente, é o maior de todos que estão abertos para visitação e tem excelente infraestrutura, com restaurante e área de camping. Ele tem capacidade máxima de 10 pessoas por com fácil acesso.

Fervedouro Alecrim

O Fervedouro Alecrim é muito parecido com o Bela Vista: é grande, formato similar, estrutura de madeira, mas a principal diferença está na cor da água. O Alecrim é verde e o Bela Vista azul. Esse fervedouro tem capacidade máxima de 6 pessoas.

A Safári Dourado te leva para conhecer todos esses fervedouros no nosso roteiro de 6 dias. Entre em contato conosco (63) 99204-5977 (claro) | (63) 99920-7054 (vivo) | contato@safaridourado.com.br ou peça uma cotação pelo nosso site: www.safaridourado.com.br. Vai ser um prazer te levar para admirar as belezas naturais do Parque Estadual do Jalapão.