Quilombola Mumbuca fica no município de Mateiros, no Tocantins, na região do Jalapão. É um povoado que se originou de remanescentes da Bahia.

O lugar, onde os quilombolas fazem artesanato do capim dourado que só floresce na região, é lindo, bem preservado e muito acolhedor. Ao visitar, além de poder comprar artesanatos, os turistas também conseguem entender um pouco da história e ouvir sobre a cultura local.

Nesse povoado, os homens e as mulheres possuem papéis diferenciados: enquanto os homens cuidam do plantio da mandioca, da batata, do feijão, do arroz, do milho, da banana, do maxixe e da abóbora, as mulheres realizam a colheita e a preparação da farinha, além de produzirem as peças artesanais de capim dourado.

A beleza do povoado não se limita apenas às paisagens, mas envolve também a beleza e simplicidade dos seus habitantes. A comunidade vem se desenvolvendo economicamente e culturalmente através do artesanato, atividade que se tornou símbolo do Jalapão e de todo o estado do Tocantins.

O que é capim dourado?

Na comunidade Mumbuca, existe uma associação de artesãs que produzem peças artesanais de capim dourado. A colheita do capim é geralmente é realizada no mês de setembro. Além do capim dourado, as artesãs utilizam a palha de buriti para tecer os produtos. Além disso, os fios de capim dourado são costurados com a fibra fina das folhas de buriti, que são espécies nativas do Brasil.
O capim durado produz chapéus, cestos, vasos, mandalas, bandejas, jarros, potes, fruteiras, brincos, pulseiras, colares, abajures e outros artesanatos.

Primordialmente, a tradição do artesanato com o capim dourado, o “ouro do cerrado”, foi passada pelos índios da etnia Xerente. No começo do século XX os índios saíram caminhando pelo lado do Rio Araguaia, passaram pelo povoado quilombola Mumbuca e ensinaram alguns moradores a “costurar capim” com a seda de buriti. Desde então, o modelo de artesanato tem durado na região.

Povoado de Quilombola Mumbuca e a força do artesanato

Como chegar em Mumbuca?

Para chegar ao povoado, você pode ir pela Ponte Alta do Tocantins a Mateiros, ou pela TO-030, de Palmas a São Felix do Tocantins. A distância de Palmas até o povoado é de 286 km.

Mas é possível ir pela TO-020 que interliga Novo Acordo com Aparecida do Rio Negro e possui pista de pouso com, aproximadamente, 1,2km de comprimento. Distante 133 km de Palmas.

A Safári Dourado, empresa registrada e especializada em Ecoturismo e Aventura em todo território nacional, oferece excursões para conhecer o povoado e descobrir as maravilhas do Parque do Jalapão.

Entre em contato conosco para pedir uma cotação e conhecer mais sobre o Povoado de Mumbuca e sua cultura: safaridourado.com.br l (63) 99204-5977 (claro) | contato@safaridourado.com.br